-
Arquitetos: RootStudio; RootStudio
- Área: 98 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Arturo Canseco Ramirez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio do projeto consistia em terminar a obra de um edifício de três pavimentos num curto período de tempo e com orçamento limitado. Com os dois primeiros pavimentos parcialmente construídos havia a necessidade de projetar o terceiro nível, os acabamentos e a fachada.
Devido às quatro funções distintas do edifício (loja, apartamento, SPA e sala de yoga), a linguagem estética deveria servir aos quatro programas sem que cada um dos espaços perca sua identidade. Para isso optou-se em intervir no piso e na fachada como elementos destacados e unificadores do edifício.
O grande marco do projeto, a cortina "florestal" presente na fachada, capta a atenção do transeunte e ao mesmo tempo resguarda seu interior.
Por trás da fachada, o edifício possui grandes aberturas para a rua em seus dois primeiros pavimentos e culmina no terceiro piso uma estrutura metálica que cria a sala de ioga. Aqui, o espaço é rodeado por janelas metálicas e se abre para a paisagem Norte e Sul.
A estrutura termina em três tetos inclinados num zigzag industrial que amplia o último pavimento e transmite a escala e profundidade ao interior e exterior do edifício. Os interiores mantiveram a simplicidade de acabamentos com um piso preto e paredes em cal, criando um contraste elegante e discreto que é coerente com os diversos programas.
O corte do azulejo original da Interceramic em duas peças trouxe certa particularidade ao piso e acrescentou dinamismo ao projeto. O edifício, conhecido agora como Espaço Morillo, foi concluído com o desenho e a construção de todo o mobiliário para vários espaços do projeto.